Para se juntar a nós como voluntário(a)...

Além de uma forte motivação e gosto pelos animais para ser voluntário(a) no Centro veterinário Municipal de Valongo é necessário aferir objetivos por forma a que esse voluntariado seja realmente útil e eficaz.

As várias vertentes do trabalho de voluntariado são, de acordo com as necessidades, as seguintes:
- Auxilio na lavagem e escovagem dos animais e manutenção das condições higiénicas das Jaulas;
- Passeio à trela dos animais nas imediações do Centro:
- Divulgação dos animais para adopção, bem como, participação nas ações de adopção a realizar no exterior;
- Colaboração nas ações de sensibilização envolvendo animais e os alunos de escolas que realizamos regularmente durante o ano lectivo;
- Auxilio nas castrações/ esterilizações dos animais (para voluntários com experiência em medicina veterinária).


O horário de voluntariado é de uma hora por semana, nos dias úteis, por escolha do voluntário.

O voluntariado nos termos do Decreto-Lei 71/98 confere direitos aos cidadãos interessados mas igualmente deveres como a isenção, o sigilo e o respeito pelas normas instituídas pela Lei geral da função publica e pelo regulamento do CVM, devendo o trabalho voluntário ser assistido e acompanhado pelo técnico responsável.

Os candidatos a voluntários devem em primeiro lugar visitar o Centro veterinário Municipal onde será realizada a entrevista pelo Médico veterinário Municipal, e posteriormente enviar uma carta ou mensagem eletrónica ao Sr. Presidente da Autarquia juntamente com uma fotografia tipo-passe onde se propõem aceitar as regras de voluntariado, assumindo a responsabilidade por tal acto.