Valongo - Concelho Amigo dos animais e sem eutanásias de animais

Aplicando já a nova legislação na matéria e a promessa feita pelo Sr. Presidente da Câmara, o Município de Valongo cessou já desde 1 de Setembro de 2016 a eutanásia de animais saudáveis sendo um concelho 100% amigo dos animais.

O Centro Veterinário Municipal de Valongo orgulha-se de ser um dos primeiros Centros de Recolha Oficial de Animais (CROA) a incentivar a esterilização, executando-a a baixo custo aos animais adotados por famílias carenciadas, desde a sua inauguração no ano de 2004 graças a um protocolo com as clínicas veterinárias do Concelho. Todos os meses são entregues para adoção dezenas de animais (cães e gatos).

Paralelamente, estão já em estudo por esta Autarquia a duplicação do número de jaulas para albergar mais animais para adoção e a extensão do protocolo com clínicas veterinárias para a esterilização de todos os animais adotados, sem exceção, conforme é também previsto na Lei 27/2016.

A Câmara Municipal de Valongo tem também apostado na adoção de animais com a criação de um posto de adoção e vacinação em Ermesinde durante o ano passado. Este Posto de proximidade aos munícipes tem permitido aumentar o número de adoções.

O Centro Veterinário Municipal de Valongo realiza ainda em permanência uma campanha de adoção de animais, significando isto que durante todos os dias úteis da semana tem instalações abertas ao público para adoção de animais (2ª, 4ª, e 6ª feiras em Campo e 3ª e 5ª feiras em Ermesinde). São ainda realizadas três campanhas de adoção extraordinárias por ano aos fins-de-semana em mocais públicos como por exemplo durante a celebração do Dia do Animal.