Projeto-piloto em conjunto com a Junta de Freguesia de Ermesinde – Devolução de animais esterilizados ao espaço público


Encontra-se em fase de estudo um projeto inovador entre a Autarquia de Valongo e a Junta de Freguesia de Ermesinde que possibilitará a devolução de animais esterilizados a espaços públicos.
Sabemos que com o fim das eutanásias e o aumento de animais vadios tornou-se impossível arecolha pela Autarquia.
É também sabido que os cães e gatos esterilizados nos espaços públicos (também chamados de comunitários) impedem a existência e subsistência de outros animais, atuando como “guardas” dessa zona.
Falamos naturalmente de animais longe do centro urbano movimentados e mais junto a bairros ou áreas mais remotas.
Ou seja, já que os canis municipais ficaram inoperacionais com a nova Lei do fim das eutanásias é preferível haver uma comunidade de animais esterilizados do que uma matilha de animais selvagens a procriar nos espaços públicos.
Em termos gerais, neste projeto-piloto a Junta de Freguesia sinaliza o(s) animais e a Autarquia procede à sua recolha, esterilização, vacinação e identificação e por fim recolocação.
Esta identificação eletrónica ficará em nome de uma Associação de Defesa Animal, da Junta de Freguesia, ou de um cidadão, pelo que tornam-se este(s) os responsáveis pelo referido animal e subsequente acompanhamento.

Consulte-nos no Posto de vacinação de Ermesinde ou no Centro Veterinário Municipal em Campo para mais informações.