Inauguração da Praça da Adoção em Valongo

No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Animal, este sábado dia 20 de outubro, pelas 16h30, o Município de Valongo promove mais uma iniciativa para estimular a adoção dos animais (cães e gatos) recolhidos no Centro de Recolha Oficial de Animais do Centro Veterinário Municipal, em Campo, onde vai passar a funcionar uma autêntica «Praça da Adoção».
Esta solução surge na sequência da construção de novas jaulas no Centro Veterinário Municipal, que duplicou a capacidade passando a poder albergar no total 30 animais.
Este dia será também marcado pelo anúncio de um pacote de medidas que permitam a Valongo continuar a destacar-se como uma das Autarquias que mais bem trata os seus animais.
Assim, o horário de adoção será alargado para todos os dias úteis das 10h00 às 17h00 e aos sábados das 10h00 às 12h00. Este horário alargado permitirá uma maior adoção e uma maior participação pública e de proximidade com iniciativas tais como o voluntariado e o projeto FAT Valongo (Famílias de Acolhimento Temporário).
Outra novidade é a oferta da vacinação antirrábica, do dispositivo de identificação eletrónica (microchip), da desparasitação, da esterilização. Ou seja, adotar um animal deixa de ter quaisquer custos associados.
De salientar que a Câmara Municipal Valongo foi a primeira autarquia a nível nacional a esterilizar animais para adoção no próprio Centro de Recolha Oficial, em 2006. A esterilização estende-se agora a colónias de animais errantes, nomeadamente de felídeos, como forma de controlar a reprodução dos animais errantes.
Pretende-se ainda que a esterilização esteja ao alcance de todos e que haja uma consciencialização da população para a responsabilidade de ter um animal. Assim, será dada continuidade ao protocolo de redução do preço das cirurgias de esterilização para que os munícipes carenciados paguem pela esterilização dos seus animais apenas um terço do valor pago atualmente nas clínicas veterinárias.